sexta-feira, 10 de abril de 2009

between love and... love?

– Dá um jeito nesse quarto. – reclamou a mãe. – Você devia dar um jeito nessa sua vida.

Relaxa, mãe. – a filha respondeu. – Tá bom desse jeito. O meu jeito.

– "Tá bom desse jeito", foi isso mesmo o que eu ouvi? Você tem que virar gente, menina.

A menina, surpresa com a frase que acabara de sair da boca de sua mãe, ainda tentava entender o que ela queria dizer com aquilo quando se viu – e se ouviu – gritando:
– "Você tem que fazer isso", "Você deve fazer aquilo", "Faça isso", "Vire aquilo".. você já percebeu como nunca fala comigo sem ser desse jeito, mãe? Já percebeu como só consegue gritar, reclamar e mandar em mim? Você quer que eu vire gente, não é? Pois então não me trate como um bicho em quem você pode mandar e desmandar a qualquer momento.

E a discussão havia começado.

– Se você não fosse tão preguiçosa e fizesse as coisas do jeito certo eu não precisaria mandar você fazer as coisas. E fique sabendo que em nenhum momento eu lhe tratei como um bicho. Por acaso já lhe deixei faltar alguma coisa? Já deixei de atender um pedido seu? – a mãe, agora com a voz alterada, respondeu.

– E qual é o jeito certo, mãe? O seu jeito? No fim das contas, você só quer que eu seja igual você. Desculpa, mas pra mim é impossível. Eu não quero ser igual a você, não quero ter uma vida como a sua. E, pra falar a verdade, eu não queria ter uma filha como eu. Uma filha que precise virar gente, não é?

A mãe estava atônita. Sua filha nunca agira daquela maneira.

– E, ainda, o maior problema – continuou a menina – é que você simplesmente não vê as coisas que eu faço de bom. Só vê meus defeitos. Não sei quando foi a ultima vez em que eu ouvi um elogio saindo de sua boca, mãe. Nunca é o suficiente; por mais que eu arrume meu quarto e minhas coisas, sempre haverá mais pra reclamar.

– E quando foi que eu recebi elogios por pagar as suas contas, comprar e preparar sua comida, lavar suas roupas? Nem mesmo um 'obrigada' eu ouço. Pois é. –a mãe desabafou. – Cuidar de suas coisas não passa de uma obrigação sua.

– Está bem, mãe. Então deixe-me cuidar da minha vida, também. Certo?


A mãe não disse nada, como geralmente fazia. O estranho nisso tudo foi as duas terem tido uma discussão verbal em vez de uma discussão apenas visual ou um silêncio constrangedor. Silêncio esse que agora tomava conta do quarto.
O que a mulher não sabia era que a filha guardaria tudo o que ela dissera, como já havia feito antes. Talvez isso a prejudicasse, mas era inevitável, como sempre.

A mãe saiu. Foi se deitar. As duas, cada uma em sua cama, choraram um choro silencioso, talvez arrependidas pelo que cada uma havia dito à outra.

Talvez as duas eram mais parecidas do que queriam acreditar.



-------





não que isso tenha acontecido comigo, mas era totalmente passível de acontecer se eu não tivesse respondido um 'ok' à primeira reclamação da minha mãe.

6 comentários:

Gus! disse...

Eu já imaginei diversas discussões que eu possivelmente teria com meus pais. E é verdade que eu nunca consigo dizer o que eu quero.

É estranho isso tudo, ao mesmo tempo que me parece ser engraçado.

Anônimo disse...

A gente sabe que os pais querem o melhor para a gente. Mas nem sempre o que eles acham que é melhor realmente o seja.

É muito fácil esquecer que aquele ser que você cuidou por tantos anos está começando a cuidar da própria vida e isso implica, muitas vezes, que eles sigam caminhos que os pais não achem apropriado.

Mas isso passa.

Leo - It's a long way... disse...

Sei como é... Não tenho dedos pra contar quentas vezes já fuiz brigarm e tenho menos dedos ainda pra contar quantas vezes já briguei...

E mesmo assim, ainda amo eles xD

Post leogal, su (:

Fernando disse...

Mto, mto, mto legal esse post...
Rotina de uma família "normal", fato, ou pelo menos eu acho. =D

Nunca está bom, por mais q tentemos, sempre falta alguma coisa. Talvez se preocupem tanto em achar os erros ou nos comparar com outros q esquecem de perceber o nosso esforço, mesmo q seja mínimo.

Dão mais valor a limpeza de um quarto do que o respeito que possuimos para com eles...

O objetivo de fazer com q os filhos sejam como eles os levam a se frustrarem, talvez por verem q cada um tem q seguir seu rumo, vivendo com o seu próprio estilo e jeito. =D

Acho q não me expressei muito bem, costumo não colocar todas as minhas idéias nos textos,sendo pela preguiça (defeito meu, bjos), pela falta de tempo ou pela falta de conhecimento em desenvolver um texto, mas tah valendo neh? 8D

Felipe disse...

I WANT TO BREAK FREEEEE (8)

Phill disse...

eu odeio discutir com meus pais...
me sinto horrivel sempre depois de uma briga e sempre acabo pedindo desculpa pelo que falei no meu momento de raiva